Resenha | Sumiço da Lua - Paulo José Carneiro




Olá, jovens!

Resenha nova no blog! Venham conferir (:




Ano: 2015 / Páginas: 87
Idioma: Português
Editora: Autografia

Compre / Skoob / Autor


SINOPSE:



"Livro de contos fantásticos. Alguns contos bons de se ler."



Por meio de parceria com o Paulo Carneiro, tive a oportunidade de ler o livro Sumiço da Lua. Publicado pela editora Autografia, o livro reúne dez contos fantásticos que despertam nossa atenção não somente para um universo imaginativo, mas também para temas atuais e de cunho social. 


É inegável a criatividade do autor no decorrer de cada conto, fazendo com que eu me deparasse muitas vezes com um final inesperado. Os contos são: A Dama do Brasil, Sumiço da Lua, A Mulher de Lilás, Cadeira de Balanço, O Estranho Ponto, O Suicida, A Mosca, Manequim, Violeiro e Imagem.


Os meus contos favoritos foram: 

A Mosca, que lembra a novela escrita por Kafka, Metamorfose. Gostei muito das reviravoltas da história ao longo do enredo, que se diferem bastante do conto Kafkiano. 


Outro conto que gostei foi Manequim, principalmente pelo final que achei muito engraçado e imprevisto. 


Você já se apaixonou por um manequim?


Já no conto Mulher de Lilás, vemos o empoderamento feminino, representado por uma bela mulher sedutora e trajando lilás.


Passar por situação semelhante a do conto Imagem me intrigaria: e se uma pessoa, a sua imagem, idêntica nos mínimos detalhes, aparecesse um dia na sua casa. Qual seria sua reação?


Ver um pequeno ponto nascer do nada e se alastrar por toda minha casa, semelhante aos filmes de ficção científica, situação representada no conto O Estranho Ponto, me fez pensar: vou esperar para ver o que vai acontecer ou fugir o mais longe possível disso?


O que você faria?


E, não poderia deixar de falar sobre A Dama do Brasil, o primeiro conto do livro e um dos mais bonitos. O simbolismo por trás desse conto, que retrata um tema tão triste e que vemos, infelizmente, acontecer com tanta frequência.



"Chegou à noite, nós começamos a arrumar a mesa para o jantar: um pão duro para dois, dois copos d’água; tudo arrumado sentamos a rezar, e como ontem bateram na porta. Abri, era ela, magra, sem roupa. 'Devia estar com frio'. "



O livro é curto e a sua leitura é bem rápida e, por ser um livro de contos, considero uma ótima leitura para aqueles momentos chatos de ressaca literária.


Esse foi o primeiro livro publicado pelo Paulo e espero que ele continue seu trabalho. Já notei que criatividade não vai faltar nos seus livros. 



E a Lua, cadê?  
🌜😕



Bem, vou deixar vocês descobrirem o que aconteceu com a Lua quando lerem o livro ;)

 



Minha Avaliação:  🌙🌙🌙


Espero que tenham gostado. Deixe aqui seu comentário e siga o blog no Google+ para receber as notificações dos próximos posts (:


2 comentários:

  1. Meu Deus, que títulos criativos e curiosos, parabéns pela resenha, adorei os tópicos abordados e saber um pouco mais do que é relatado em casa conto. Adorei temas como empoderamento feminino, misturado em meio a outros tantos também importantes!

    Um beijão, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir