Resenha | Marina - Carlos Ruiz Zafón | BookBus


Olá amores!
Como acabei não lendo um segundo livro para o Óptica Literária resolvi pelo menos resenhar um que se enquadrasse no tema, então mais uma resenha para vocês! Espero que gostem! ;)

Sinopse:

“Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões.
É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora.
Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos.
Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. “Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro.”

Ficha Técnica:
Editora: Suma das Letras
Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Romance/ Suspense
Páginas: 189


Às vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Óscar - disse ela. - A gente só se lembra do que nunca aconteceu.

Já faz um tempo que li esse livro, mas quando comecei a leitura eu não tinha entendido a dimensão do que me esperava, eu não tinha lido nenhum livro do autor e somente a sinopse não me preparou para o que estava por vir. A leitura do livro é bem rápida, primeiro porque ele é um livro curto e segundo que a leitura te envolve desde o começo e te abraça com força sabe?

Bom como a história é contada através da visão de Óscar vamos descobrindo Barcelona e Marina pelos olhos do garoto e todo o encantamento que as duas trazem para a história, tanto a cidade quanto a garota estão envoltas por uma aura de mistério e magia. No início parece ser apenas um romance juvenil, mas vemos esse romance juvenil se transformar em um intricado suspense e descobrimos que a cidade esconde mais segredos do que aparenta.

A escrita de Zafón é bastante descritiva fazendo você visualizar os detalhes e tornando Óscar um narrador observador e minucioso, mesmo assim em alguns momentos fica uma sombra de dúvida se tudo aconteceu realmente ou foi fruto da imaginação de um menino de 15 anos. Paralelamente conhecemos a história de Mijail Kolvenik, o paralelo entre as histórias é confuso, porém a ligação é justamente o mistério que Óscar e Marina querem desvendar sobre a mulher do cemitério.

Marina é desses livros que você desfruta dos sentimentos dos personagens e ao longo da história os sentimentos variam e muito, ao mesmo tempo em que você quer muito chegar ao fim e entender o que está acontecendo. Li resenhas e comentários sobre outros livros do autor e pelo que vi a escrita de Zafón é assim mesmo te arrebata e te leva de uma vez só.
Por hoje é só! Espero que tenham gostado! ;)
Já leu Marina ou outros livros do Luiz Carlos Zafón? Se não leu leia, esse é dos autores que temos que ler ao menos uma vez na vida!

Beijosz!
-Bia Pupato

Sigam o Book Bus:

Vejam meu blog:

2 comentários:

  1. Oiee! Adorei este livro. Foi mesmo uma leitura arrebatadora. No início pensei a mesma coisa que você mas depois não consegui largar o livro até terminar! Zafón arrasa!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Que bom que o Zafón trás surpresas boas né?
      Espero ler mais algum dele ainda esse ano!

      Beijosz!

      Excluir