Resenha | No Fio Da Vida – Paulo Azevedo



Olá, queridos. Tudo be com vocês?
Hoje eu trago a resenha de um livro que eu gostei muito. Espero que curtam a resenha. Vem conferir!


Autor: Paulo Azevedo
Editora: Fólio Digital
Paginas: 221
Ano: 2015

Sinopse: “A vida, a tênue linha que separa a vitória das decepções, o sucesso do fracasso, o amor da dor, a razão da inconsequência, é aqui romanceada. As aparências enganam, e, de onde menos se espera, podem surgir os mais nobres ensinamentos de vida. Pode um simples e velho faxineiro influenciar um grande escritório de Direito Internacional? Como se libertar das lembranças entranhadas na essência de uma infância difícil? Personagens do dia a dia, comuns e verdadeiramente humanos, nos quais afloram as suas nuances reais, como paixão, medo, culpa, inveja, dúvidas, fé, depressão, vaidade, trabalho, poder, felicidade e outras tantas compartilhadas no viver de cada personagem. Leitura fácil e envolvente. Diálogos criativos, profundos, por vezes densos, bem-humorados e, vez ou outra, regados a bons vinhos. A história acontece na cidade do Rio de Janeiro, com um final surpreendente e inesperado. Uma celebração à vida através das nossas escolhas.”

Em No Fio da Vida, Paulo nos conta a história de José, um garoto de família pobre, criado por um pai insensível e uma mãe que estava morta em vida. Morador do Méier, José sempre sonhou em frequentar a zona sul do Rio de Janeiro. Um garoto simples, estudioso e ambicioso. 

Após finalizar o ensino médio, José, logo, entrou para a faculdade de direito, se destacou como aluno, foi convidado a estagiar em um escritório, no qual seu professor da faculdade era sócio. Como um bom aluno e funcionário, José foi efetivado no escritório, onde conheceu Cardoso, o faxineiro que em breve mudaria totalmente sua vida. Decidiu então sair de casa, deixando sua mãe, que desistira da vida para cuidar de seu pai, que sofrera um acidente. 

Já na zona sul do Rio de Janeiro, onde sempre almejou estar, José não parava de escalar na vida, chegando cada vez mais perto do topo, tinha seu apartamento onde sempre quis, tornou-se sócio do escritório, que mais tarde tornar-se-ia um dos maiores do Brasil, tinha um belo carro, mas lhe faltava algo, sentia um vazio, mesmo com tudo que conquistou José não se sentia completo. Logo descobriria o que lhe faltava, mas não sabia que ia ser tão difícil conquistar a real felicidade.

Devo começar dizendo que o Paulo me surpreendeu muito, de forma positiva, claro. Pensei estar presenciando a vida de José, a escrita e narrativa são maravilhosas, leve, com palavras simples, mas que te fazem compreender tudo com muita facilidade. 

A história é bem interessante, apesar de já desconfiar um pouco do final, me surpreendi da mesma forma. Mas o melhor do livro são as críticas feitas. O autor, na maioria das vezes usando o faxineiro Cardoso, nos transmite mensagens que mudam nosso modo de pensar e nos faz refletir sobre muita coisa.

Uma coisa que me deixou encantado no livro foi o personagem Cardoso, um senhor já de idade avançada, que para José era apenas um faxineiro, e que acabou tornando-se um grande amigo e conselheiro. Usando sua vasta experiência e conhecimento adquirido através de vários livros lidos durante a vida, Cardoso, chamado de filósofo no escritório, nos ensina muito sobre a vida, sobre como lidar com a dor, sobre como sobreviver à paixão e como levar a vida de forma simples e honesta, lembrando-se de andar sempre com os pés no chão. Dentre os vários outros assuntos abordados no livro.

Não consigo falar muito mais da história sem soltar spoilers, e não pretendo estragar a experiência de leitura de vocês. Mas fiquem sabendo que é incrível, também me faltam palavras para descrever o quão boa foi a experiência de leitura desse livro, foi muito rápido, não senti em hora nenhuma vontade de deixá-lo de lado e ir fazer outra coisa, eu queria apenas saber o que ia acontecer, como iria findar-se esta linda e inesperada história.

Apesar de ter romance, não é aquela coisa clichê, que vemos em outros livros, é um livro único, para ler e refletir sobre a vida e a felicidade. 

Acho que já falei um pouquinho demais, estou me empolgando aqui. Não preciso falar que esse livro está mais que recomendado, preciso? Pois está sim. Leiam e saboreiem essa história linda e cheia de ensinamentos. 



Siga o autor: 

Onde Comprar: 

Espero que tenham gostado. Deixe aqui seu comentário e siga o blog no Google+ para receber as notificações dos próximos posts. 

Beijos e Abraços!
- Ágno

Nenhum comentário:

Postar um comentário