Resenha | Garota Exemplar - Gillian Flynn


Olá, amores! 
Hoje a resenha é da minha primeira leitura do projeto: Óptica Literária, como o tema do mês de janeiro era suspense. Aproveitei para terminar a leitura desse livro e fiquei me perguntando por que não tinha lido ele antes. 
Espero que gostem! ;)
Sinopse: 
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com quatro milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele? 

Ficha Técnica: 
Editora: Intrínseca 
Edição: 1 
Ano: 2013 
Gênero: Romance 
Páginas: 448 

O quão bem você consegue conhecer a pessoa que você ama? 

A parte mais legal é a forma como o livro foi construído com a visão dos dois personagens, claro, que isso torna a narrativa subjetiva, mas é o que faz a diferença na narrativa e a construção de um suspense envolvente. A história inicia com Nick Dunne descobrindo que a esposa está desaparecida em pleno aniversário de casamento e a partir daí a vida dele se torna um turbilhão, além de ser um suspeito Nick tem que lidar com o interesse da mídia por Amy, que foi a inspiração para uma série de livros (Amy Exemplar) escrita por seus pais e conhecida no país inteiro. Ao longo do livro ambos personagens vão diagnosticando um casamento em frangalhos e a um passo do fim. 
Os personagens são bem complexos, é difícil você entender e definir eles, a dúvida se Nick matou ou não Amy permanece por muito tempo e a própria Amy é difícil de entender, por mostrar a visão dos dois lados você se sente um pouco confuso porque, às vezes, se tornam contraditórias e você não sabe quem está dizendo a verdade. A irmã de Nick, Go também tem um papel fundamental na história, ela faz o tipo irmã-mãe e está ao lado de Nick em todos os momentos. Os detetives Rhonda Boney e Jim Gilpin, são aqueles detetives de cidade pequena que finalmente tiveram um caso grande nas mãos e querem fazer absolutamente tudo para resolver e sair do caso como heróis. 
Bom, iniciei a leitura desse livro por conta de um grupo de leitura coletiva que participo no whatsapp, todo mês escolhemos um livro e esse foi o de novembro, deixei para ler no final do mês e acabou que não me empolguei tanto com o início do livro e ficou para terminar de ler depois... Com o projeto Óptica Literária resolvi terminar o livro, até porque não gosto de deixar pela metade. Confesso que demorei pegar o ritmo da leitura, mas quando peguei eu queria ler em cada segundo livre do meu dia, e finalmente entendi todas as críticas positivas desse livro. 
Emocionante, empolgante, fantástico e muitos outros adjetivos podem ser usados para esse livro e apesar de ter desejado um final diferente achei coerente, além do mais o livro é um ótimo estudo sobre a natureza humana e principalmente como funciona quando você escolhe dividir sua vida com alguém. 
Agora pretendo assistir o filme em breve, além de ler os outros livros da Gillian Flynn.... Por hoje é só amores! Espero que tenham gostado! ;) 

Beijosz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário