Resenha | Até o Fim da Queda – Ivan Mizanzuk | Book Bus


Olá, tudo bem? 
Hoje é dia de resenha \o/

Autor: Ivan Mizanzuk
ISBN: 9788582431177
Gênero: Suspense, thriller, policial.
Páginas: 244
Preço: Entre R$ 19 e R$ 44

Sinopse: 1993. Um grupo de sete pessoas, jovens, se suicida e a história ganha os jornais, suspeita-se que seria parte de um ritual satânico. Daniel Farias, um escritor de livros de terror e suspense, resolve pesquisar os motivos para que levassem essas pessoas a tirarem a própria vida e usá-los para escrever seu próximo livro. Quando o livro é lançado, vira um sucesso de vendas e centenas de milhares de pessoas compram. Porém, algo estranho vem acontecendo com algumas pessoas que terminam o livro: elas se matam.




        


  O livro foi editado pela Editora Draco, conhecida por lançar livros com qualidade muito boa e principalmente de autores brasileiros. Além da versão física, é possível comprar o ebook nas principais lojas de livros digitais do país.

Esse é o livro de estreia, de Ivan Mizanzuck, professor de história da arte e design na PUCPR e UniBrasil, doutor em tecnologia pela UTFPR e apresentador do Anticast, um podcast que trata de vários assuntos, desde discussões sobre ETs e Fantasmas até debates sobre a existência do mal na sociedade. Até o Fim da Queda traz uma história envolvente e que prende o leitor. Ao longo de suas 244 páginas, o clima de suspense faz que não queiramos tirar os olhos do livro até descobrir o que acontece tanto com o personagem principal, o escritor Daniel, quanto com personagens de histórias de certa forma paralelas que serviram de inspiração para a escrita de seu best seller.

Daniel é um escritor polêmico, que acaba de lançar seu mais novo livro, A Sociedade do Dragão, ele é um personagem de opinião forte, aquele tipo de pessoa reservada, mas que quando fala, fala muito sobre tudo. Senti nas opiniões desse personagem certa semelhança com as opiniões do autor, de certa forma é um personagem biográfico.

O autor se utiliza de vários recursos narrativos diferentes, como cartas escritas por um frei no século XVI na Alemanha, gravações feitas por ele com um dos integrantes do suposto culto envolvido nos suicídios, e uma entrevista de Daniel em um programa de tevê. Esses recursos tornam a leitura rápida e fluida e ao alternar entre eles, não cansam o leitor.

Recheado de referências a autores consagrados, a começar com as mortes suicidas após a leitura do livro de Daniel, algo muito parecido com o que acontece em ”O Rei de Amarelo”, de Robert Chambers, além de fazer citações a livros como “O Pêndulo de Foucalt”, de Umberto Eco.

O livro é cheio de imagens, que dão um ar de realismo a história. A casa onde aconteceram os suicídios existe de verdade, ponto positivo para o autor, que me deixou curioso pra saber se as cartas e os locais eram verídicos.

O sobrenatural está muito presente na obra, nas suas entrelinhas, quase como um fantasma no livro, exatamente como deveria ser ele fica no plano de fundo, esperando, e atuando no subconsciente, tornando a leitura uma experiência única.

Por outro lado, Ivan peca ao aprofundar pouco os personagens, principalmente o protagonista, senti falta de saber mais sobre ele, principalmente sobre o seu passado. 

Além disso, quando terminei a leitura, senti falta de algo, talvez um desfecho mais detalhado, com mais informações.

No geral, o livro é muito bom e cumpre a sua proposta, é um ótimo primeiro livro, espero que o autor continue escrevendo e evoluindo, escrevendo historias cada vez melhores.


Espero que tenham gostado! E se já tiverem lido esse livro, deixem aqui nos comentários a sua opinião sobre ele. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário